Exemplo de despreparo de gestor municipal para cumprir seu papel na gestão do trânsito

27 de julho de 2021

A Associação Nacional dos Agentes de Trânsito (AGTBRASIL) se solidariza com os profissionais e vítimas do trânsito na cidade de Divinópolis, no oeste de Minas Gerais, pela atitude desrespeitosa do prefeito Gleidson Azevedo (PSC), para com a segurança viária local. Ele compartilhou em sua rede social, no dia 10 deste mês um vídeo que viralizou em todo o país. Na citada mídia o chefe do executivo interpela um agente da autoridade de trânsito que atuava no exercício de sua tarefa de cumprir e fazer cumprir a legislação nacional de trânsito, dizendo ser contrário à aplicação de multas e ameaçando rasgar o auto de infração do agente lavrado pelo agente após abordar um condutor infrator.


Dois dias após, talvez por ter chegado à conclusão que mais do que os agentes é ele a maior autoridade sobre o trânsito local e, portanto, o principal responsável pela promoção da segurança viária, por meio da Diretoria de Comunicação da Prefeitura,  Gleidson Azevedo divulgou uma nota pedindo desculpas aos agentes de trânsito que se sentiram desrespeitados e enfatizando aos leitores a necessidade de que haja respeito com a categoria principalmente durante as abordagens.


A AGTBRASIL entende que a desculpa deveria ser extensiva a toda a população de Divinópolis, principalmente às famílias que já perderam entes queridos ou pessoas que se lesionaram tornando-se vítimas de condutas infracionais no trânsito.

O prefeito de Divinópolis disse ser contra multas, mas não disse ou se diz anti-infração. Observa-se que em 2019 a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Divinópolis/MG (Settrans/MG) constatou que quase seis mil pessoas se envolveram em acidentes de trânsito na localidade e destas 49 morreram. Será que não percebe que ser antimultas é como defender a desordem no trânsito? Que significa rasgar o Código de Trânsito Brasileiro e fazer de Divinópolis a ilha sem lei do trânsito? Será que o Senhor Gleidson Azevedo sabe que é a autoridade de trânsito do seu município? Que é ele quem aplica as multas de trânsito por meio da convalidação dos autos lavrados por seus agentes? Que ele comete improbidade administrativa ao se opor ao cumprimento da legislação vigente e que é de origem nacional?


Constata-se, lamentavelmente. que ao agir como agiu o prefeito deixa à revelia a segurança viária no seu município. Percebe-se, além do mais, que o trabalho de educação para o trânsito deve começar primeiramente por muitos gestores que desconhecem suas responsabilidades.

Comentários