Momentos marcantes no Encontro Nacional de Agentes de Trânsito em Caldas Novas/GO

13 de novembro de 2019

Por: Junia Ferreira

 

 

 

Foi enriquecedor o Encontro Nacional de Agentes de Trânsito em Caldas Novas, Goiás. Teve início com uma assembleia no dia 8 de novembro, seguida de um saboroso jantar, carinhosamente ofertado pelos organizadores do evento, principalmente o Diretor Municipal da AGT Brasil, José Edivaldo Junqueira, que não mediu esforços para tornar o evento inesquecível e com sabor de “quero mais” e o kit distribuído vai, com certeza, amenizar um pouco da saudade.

 

Apoiaram a AGT Brasil e o Sindicato dos Agentes de Trânsito de Aparecida de Goiânia (Sinatran) no implemento do evento, o Prefeito de Caldas Novas Sr. Evando Magal Abadia Correia e Silva, o Superintendente Municipal de Trânsito, Sr. Leonardo Marinho e as Secretarias de Comunicação e de Educação de Caldas Novas.

 

Patrocinaram o encontro empresas como a Sniper Militaria, a JSM Engenharia e Soluções para o Trânsito, a Santista Work Solution, Guara Hot, OMNI Telecom, a Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adtur) de Caldas Novas, o Caldas Termas Clube Hotel e associações e sindicatos representativos da categoria dos agentes de trânsito.

 

O segundo dia (9), com diversas palestras previstas, já começou com um brilho diferente e com um tom bem lúdico. À porta do hotel onde se hospedaram os agentes participantes um meio de transporte inusitado os aguardava para conduzi-los ao Centro de Convenções: uma divertida réplica de trem caipira.

 

A primeira ação do dia foi a formação da mesa e a homenagem à Pátria com o Hino Nacional apresentado pela Banda Oscar Santos de Caldas Novas e depois a palestra proferida pelo Diretor Executivo do Fórum Nacional de Trânsito (Focotran), o Dr. Horácio Melo, que abordou de forma muito emblemática a importância do agente de trânsito na segurança viária após a Emenda Constitucional nº 82 de 2014, avaliando o papel deste profissional e sua missão maior: salvar vidas.

 

Manobras emergenciais de primeiros socorros em acidentes de trânsito foram pedagogicamente rememoradas pelo enfermeiro do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Thiago Duarte.

 

Ao longo do dia houveram outras inúmeras apresentações realizadas pelos próprios agentes. Entre elas a de Ayer Franco, da cidade de Rio Verde/GO, que discorreu sobre a importância do agente de transito se qualificar para melhor desempenhar suas atribuições.

 

Palestrou também Lazaro de Oliveira, de Caldas Novas/GO, que elencou a questão da educação para o trânsito para conscientização dos cidadãos e o quanto sua aplicação auxilia na redução de sinistros.

 

Os diretores municipais Willis de Camaçari/BA e o Wellington, de Feira de Santana/BA, apresentaram estudos que demostram a redução dos custos com saúde pública, mobilidade urbana, entre outros, derivados da atuação estratégica e eficiente dos agentes de trânsito daquelas localidades.

 

O agente Reinaldo Souza, de Cotia/SP apresentou um programa Patrulha Max, da rádio Max FM Cotia, orquestrado de segunda a sexta, das 6:00 às 8:00, por agentes de trânsito e disponível em http:www.radios.com.br/aovivo/radio-max-875-fm/107970. Na oportunidade convidou os colegas a acessar, interagir e sugerir pautas.

 

Outras palestras abordaram as diferentes realidades, como a vivenciada pela agente Margareth Jacarandá, de Macapá/AP, pelos Diretores do Pará, Henrique Henriques, da Paraíba, Fábio Gomes, do Tocantins, Glauce Kelly e por representantes das inúmeras entidades presentes (Sinafip. Astram, Sindattrans, Sinatran, AAgransi/TO, Anatraf, SMTA, Setrans,

 

Bráulio de Sousa, consultor técnico de uniformização da empresa Santista, discorreu sobre o tema uniformes corporativos de alta visibilidade, já que a categoria também pautou esse assunto no encontro. Na oportunidade apresentou aspectos diferenciais da empresa que representa como a assistência técnica ofertada, a qualidade dos produtos e seus diferenciais e sobre o trabalho de apoio à clientela em diversas situações que envolvam seus produtos.

 

A turma de Feira de Santana apresentou o novo uniforme que está sendo confeccionado e os desafios enfrentados magistralmente pela categoria para protelar uma licitação e convencer aos gestores do melhor, mais eficiente e confortável modelo a se adotar, enquadrando-se às cores selecionadas para uso nacional, especialmente o amarelo limão.

 

Para finalizar a AGT Brasil enfatiza a importância e o valor de cada um dos participantes presentes e deixa o convite para que mais agentes participem do mesmo evento no ano de 2020, também no mês de novembro e novamente na cidade de Caldas Novas. Os dias serão previamente divulgados neste site às vésperas do evento. Organizam-se e marquem presença!!!! Ah! E não deixe de ver nossa galeria de imagens.

Comentários