Faz um mês que uma agente de Boa Vista/RR morreu após ter contraído coronavírus em ambiente laboral

06 de julho de 2020

 

A exatamente um mês atrás ela ainda respirava. Mesmo temerosa e já com sintomas de depressão vestia sua farda e ia cumprir sua missão. Mesmo oprimida e com dor saia em busca do sustento de sua família. A esta altura, assim como outros colegas, já havia se contaminado com o coronavírus. Uma das regras essenciais de prevenção e defesa, o distanciamento social, havia lhe sido negada.

 

 

Pressão, aglomeração, depressão, contaminação, imunidade baixa, UTI superlotada, falta de leito e morte - este foi o roteiro daquilo que o desmando político nela causou. Rosa Kelly Ferreira Varão, agente de trânsito de Boa Vista, capital do Estado de Roraima se foi e muita dor, revolta e angústia deixou.

 

Corrupção, quebra de multas, denúncias, ações judiciais e condenação. Esta é a trilha que se desenhou na vida de um secretário municipal de Boa Vista. A gestão, por omissão, não o depôs do cargo como deveria em vista da suspeição. A pandemia da Covid-19 foi a grande chance de vingança contra a categoria que o denunciou. Alterou a escala impondo aos agentes de trânsito locais momentos intensos e diários de aglomeração. Levou Kelly ao óbito e inúmeros outros à contaminação.

 

A agente de trânsito Rosa Kelly Ferreira Varão faleceu aos 38 anos de idade após contrair no trabalho o coronavírus. Tinha 12 anos de profissão. Era atleta e mãe de um menino de 8 anos, que criava sem o auxílio do pai. Sua vida, sua história foi interrompida no dia 6 de junho deste ano. A história de sua morte e a contaminação dos colegas demonstram o assédio moral (e até físico) ao qual estão expostos os agentes de trânsito de Boa Vista, inclusive pela gestora municipal que não demonstrou qualquer sensibilização e persiste na manutenção do Secretário autor deste assédio no cargo político.

 

A AGT Brasil questiona: "Até quando?"

 

Pede-se a imediata intervenção do Ministério Público e dos demais órgãos competentes, tanto do judiciário, quanto dos poderes executivo e legislativo de Boa Vista, para que investiguem os fatos e não permitam que a morte da agente Kelly tenha sido em vão e ajam para que esta não seja tratada como caso fortuito ou apenas um infortúnio e para que façam com que a ausência de responsabilidade acima desenhada tenha um fim.

Comentários