Semob de Cabedelo e PRF realizam operação conjunta em combate ao transporte clandestino de passageiros por aplicativo

31 de agosto de 2022

 

Com o objetivo de conferir a regularização do cadastro de motoristas por aplicativo e combater o transporte clandestino de passageiros, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram, nesta terça-feira (30), uma operação conjunta de fiscalização na BR 230.


A partir da criação da Lei n° 2.083/2020, que regulamenta o transporte por aplicativo, atualmente, em Cabedelo, apenas um aplicativo é autorizado a prestar o serviço de transporte de passageiros (ACTDriver), já que foi a única plataforma que se apresentou e correspondeu às exigências do chamamento público.


Durante a ação, foram realizadas abordagens pontuais a condutores que realizam atividade remunerada no veículo, por meio do transporte de passageiros por aplicativo. Além disso, foi verificado, por meio de sistema eletrônico, o credenciamento e a regularização dos motoristas junto ao aplicativo e ao município de Cabedelo. Os condutores irregulares foram orientados a regularizar o credenciamento junto ao serviço de aplicativo.


Os condutores que estavam com irregularidades foram autuados, além dos automóveis recolhidos para o pátio. No total, nove veículos foram removidos para depósito, além disso, duas prisões foram realizadas, sendo uma delas um homem que estava com mandado de prisão expedido, em 2012, pela comarca de Areia pelo crime de receptação.


No total, aproximadamente 40 agentes vinculados à segurança pública participaram da fiscalização. A operação foi intensificada, por meio de rondas ostensivas com a utilização de motos e viaturas, além de equipes posicionadas em locais estratégicos e de maior fluxo de veículos.


A ação contou com a participação da Guarda Civil Municipal de Cabedelo (GCM), da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), representada pela 6 Companhia Independente e pela Companhia de Policiamento com Cães (CPcães), e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob – João Pessoa). Também participaram da atividade, o secretário-adjunto da Semob-Cabedelo, Thiago Dias e o gerente operacional da Semob-Cabedelo, Elielson Cezário.
“O objetivo da ação foi resguardar a segurança e a vida da população que depende desse tipo de veículo e, diante de levantamento, in loco, foram identificadas algumas restrições relacionadas ao licenciamento dos veículos e à documentação dos condutores. Além disso, foi realizada a averiguação de denúncia referente ao trânsito de pessoas com alguma pendência judicial. A operação foi importante porque nos mostrou que o planejamento foi bem feito e as ações bem executadas, mostrando que, do levantamento das denúncias à conclusão da fiscalização, todas as ações foram efetivas para a obtenção de um trabalho exitoso”, destacou o agente de trânsito e gerente de transporte da Semob de Cabedelo, Pedro Henrique.


Para o Policial Rodoviário Federal Diego Resende, “a Semob de Cabedelo está de parabéns pela proatividade em fazer essa operação em conjunto que é relevante para a sociedade. Com esse tipo de ação, a população percebe que os órgãos de segurança pública e de segurança viária estão em interação, demonstrando envolvimento e compromisso com a segurança viária e com a segurança pública da sociedade em geral”, avaliou.


Ainda segundo Diego Resende, entre as principais infrações observadas pela PRF durante a operação estão a alteração do sistema de iluminação dos veículos, por meio da colocação de farol de led, licenciamento atrasado e veículos com pneus em mau estado de conservação.


De acordo com o subcomandante da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães), capitão Sobral, “essas operações interagências demonstram a preocupação com a segurança e o bem-estar social e, como consequência, a grande beneficiada com ações como essa é a sociedade de Cabedelo e da Paraíba”, ressaltou.


Estrutura – A Semob de Cabedelo está localizada na BR-230, Km 7,5, Intermares e dispõe de um efeito composto por 27 agentes, além de duas viaturas e quatro motocicletas. As equipes trabalham em regime de escala nos três turnos. Além da fiscalização, in loco, nas ruas, as inspeções das infrações também ocorrem por meio do videomonitoramento com 32 câmeras espalhadas por todo o município.

O telefone do órgão para o cidadão obter mais informações é o 0800 281 0830 ou pelo WhatsApp 99406-0348 ou ainda por meio do instagram: @semob.cabedelo.

Comentários